“Cristo fiel, faze-nos seguir a ti, homens fracos que somos. Dá-nos um espírito corajoso e pronto para obedecer, um coração sem temor, munido de fé verdadeira e esperança firme. e se formos fracos, que tua graça nos abra caminho.”
JAN HUS, 1369-1415 (reformador e mártir tcheco)

Meditação

“Então disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora tôdas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que no coração alimentavam pensamentos soberbos. Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazio os ricos. Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia, a favor de Abraão e de sua descendência para sempre, como prometera aos nossos pais.” (Lc. 1:46-55).

O “magnificat” é o canto de louvor de Maria, ela extrai da sua alma o sentimento mais profundo de gratidão pela graça de Deus. Deus a contemplou, olhou para ela, a escolheu entre tantas outras mulheres para ser a sua serva. Sua simplicidade e humildade tornaram seu coração receptivo, acolhedor e grato. Deus realiza suas grandes obras através de pessoas simples, tementes, alegres e dispostas a obedecer.

Foi assim que Deus realizou seus grandes feitos através de Abraão, Davi, Isaías, Jeremias, Pedro e muitos outros. Foram pessoas simples, pecadoras, limitadas e desprovidas de grandes recursos pessoais. Deus as escolheu porque olhou para a humildade dos seus corações e viu que ali não havia lugar para a soberba, apenas lugar para gratidão e louvor a Deus.

Como o seu coração tem recebido o chamado e a escolha de Deus?

Intercessão

Suplique por um coração mais humilde, obediente e grato pelo que Deus tem feito e fará em você e através de você.

Hino

Minh’alma engrandece ao Senhor,
Meu espírito se alegra em Deus meu Salvador.
Pois com poder tem feito grandes coisas,
E com misericórdia, demonstrado amor

Santo, santo, Santo é o Senhor!
Santo, santo, Santo, é o Senhor!

Tem enchido nossas lâmpadas, com o óleo do Espírito
Tem feito sua vide florescer.

Oração

Senhor, nosso coração se alegra porque, mesmo sendo pecadores, indignos e rebeldes, o Senhor olhou para nós, nos contemplou em nossa solidão e desesperança, veio até nós por meio do teu Filho Jesus Cristo, ensinou-nos o caminho da vida e da salvação, morreu em nosso lugar pagando uma dívida que era nossa , nos resgatando para ti mesmo e nos recebendo em teu amor. Deu-nos salvação, comunhão e uma missão. Louvado seja o teu nome por teu insondável amor. Amém.